Sinceramente, eu não sei mais o que será desse mundo. Todos sabemos que atravessamos uma era gerencial chamada de era do conhecimento. As máquinas perderam valor; o patrimônio perdeu o valor. O que importa atualmente é o capital intelectual, o poder de inovação, a capacidade de ser novo, mudar, aplicar conhecimentos, enfim, daria pra passar horas falando sobre Gerenciamento de Informação ou Gestão de Recursos Humanos ou Investimento em Conhecimento, sei lá. Partindo desse principio, a educação se torna o fator fundamental na busca da competitividade. Sim, porque se o capital necessário é o intelectual e o conhecimento que há DENTRO da cabeça das pessoas, a educação, por mais que pareça óbvio, realmente é o que constrói no ser humano a base de sustentação para receber as informações necessárias para ser uma pessoa intelectualmente funcional.
Eu já gostava de ouvir Jesus Tinoco (SEBRAE-BA) nas suas colocações. Certa feita ele me disse: “Caffé, Tudo é válido, desde que se use a parte de dentro da cabeça de cima”. Partindo de todo esse pressuposto, entendo que a capacitação e o treinamento realmente são importantes e sem a educação mínima (essa que nos leva até o 2 grau completo), não consigo imaginar alguém se especializando em uma determinada área.
Ufa, cheguei onde queria. Ontem, tivemos a final de um dos programas menos educacionais existentes na televisão – o tal BBB que já vai na edição 8 (parece CD do Calcinha Preta). O ganhador do BBB, o coitadinho do Rafinha, afirmou o seguinte na TV: “Meu pai me mandou estudar, mas eu insisti, acreditei... Viu pai? Eu consegui.” Gente do céu, sabe o que esse cara disse na TV em um momento de audiência absurda?
1 – Que você não precisa estudar pra ser milionário;
2 – Que você não precisa estudar pra ser feliz;
3 – Que você pode desobedecer a uma ordem (hierarquicamente superior) sem maiores consequencias ;
4 – Que é possível ser famoso sem estudar;
Agora me digam senhoras e senhores: o que eu vou dizer aos meus alunos sobre Administração?
Antes eu dizia: fiquem atentos às oportunidades de negócio, sejam empreendedores. Hoje eu digo: fiquem atentos às inscrições do BBB9!
Antes eu dizia: Sejam mais rígidos em relação a hierarquia – ela existe para delimitar responsabilidades e amplitudes administrativas. Hoje eu digo: desobedeçam os superiores e fiquem atentos às inscrições do BBB9!
Antes eu dizia: Gente, a educação e a capacitação é o segredo de se obter sucesso através do seu capital intelectual. Hoje eu digo: façam tatuagens, montem uma banda de rock e fiquem atentos às inscrições do BBB9!
Antes eu dizia: Pessoas: acessem o blog, comentem, indiquem uma matéria legal. Hoje eu digo: acessem o site PLIM PLIM e fiquem atentos às inscrições do BBB9!
3 comentários:
Adorei o seu comentário sobre o rídiculo a que estamos sendo expostos.
É mesmo um absurdo o que a televisão Brasileira coloca para nós.
Não sei onde vão para os pobres coitados que se esforçam para estudar em busca de um "futuro melhor", se os "menos capacitados" estão chegando lá primeiro, e ainda mais com a ajuda da mídia, a televisão que é o principal veículo de comunicação.
Valeu Caffé, sua materia tá show!
Cara, realmente eu tenho que rever meus conceitos. Antes para se poder ter um lugar nas estrelas era preciso ser um grande intelectual, um grande pensador, poeta e lógico através de muuito estudo, eu estava querendo seguir por esse caminho, mas vejo que hoje não é preciso "suar" tanto assim, basta ter uma viola nas costas, uma letra de música bem idióta na cabeça ou quem sabe uma câmera de vídeo e um pouco de sorte para ser um dos escolhidos do BBB.
- Alguém me empresta uma câmera??
Até um dia desses, eu falava com o maior orgulho que só tinha assistido a um BBB, o primeiro, apenas por curiosidade, mas com essa campanha massiva de BBBobeiras, tenho que voltar atras e dizer que estou desatualizado....
Mas vamos ao que importa Caffé, que dia começa as inscrições do BBB9?! hehehehehehheheheheh
(Parabéns: Otimo comentário sobre essa BBBobeira)
Postar um comentário