21 de março de 2008

Sugestão para um Modelo de “PROFISSIONAL GLOBALIZADO”


Cabe ao profissional entender que nunca na história, o mundo mudou tanto, em tão pouco tempo. Conceitos, costumes, visões, equipamentos, formas de fazer negócios ou de consumir, produtos e serviços sofreram impacto. A inclusão das relações humanas – no contexto da estratégia das empresas em complemento ao empreendedorismo e tecnologia – auxilia no desafio de competitividade. É a ampliação do conceito de recursos humanos envolvendo todas as pessoas ao redor de uma empresa, produto ou serviço. Clientes, fornecedores, parceiros, funcionários e colaboradores.

Uma vez entendido essa preocupação, é preciso estar atento também aos seguintes fatores:


1. Capacidade de planejamento, persuasão e habilidade ao “vender suas idéias” dentro e fora da organização, auto-motivação e busca da diferenciação;
2. Pró-atividade, persistência, capacidade de inovar, agilidade na tomada de decisão, iniciativa e assumir riscos;
Com essa concepção de profissional preparado para entender o mercado de trabalho e o mercado consumidor que se forma com a presença da globalização, cabe ao homem se transformar numa potência intelectual e vender seu peixe para as organizações.


Vale ressaltar a necessidade de se trabalhar em equipe. Normalmente, existe uma tendência muito forte nas pessoas, que é a junção ou formação de grupos por conta de interesses pessoais e individuais em comum. São os chamados grupos informais. Entretanto, chama-se a atenção para a necessidade das pessoas entenderem a importância da formação de equipes por interesses objetivos que ao serem atingidos, podem ser revertidos a resultados socioeconômico.

Outra necessidade para os profissionais globalizados é estar atento aos conselhos e defesas do Empreendedorismo.


Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico - para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.

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